quarta-feira, 4 de julho de 2012

Relatos De Um Cinema 4D Em São Paulo

Neste final de semana (30/06) tive a oportunidade de comparecer a primeira sala de cinema 4D da América do Sul. A sala fica localizada no novo shopping Iguatemi JK, que inaugurou no dia 22/06/12. A atração faz parte de um complexo formado por mais seis salas Vip no centro de compras, todas elas administradas pela Cinépolis Brasil. A sala é exatamente como mostra a figura abaixo.
A pergunta que muitos fazem é, o que é um cinema 4D? Qual a diferença pro 3D? Bom vamos lá.
 
Enquanto se aguarda o desligamento das luzes na sala, é anunciado e repetido diversas vezes que o local não é adequado à grávidas, à crianças menores de 4 anos e nem à pessoas com menos de 1 metro de altura. Ao começar o filme, que no meu caso foi 'Prometheus', colocamos nossos óculos e com um minuto de filme é possível sentir as poltronas chacoalharem e se inclinarem, em sincronia com a narrativa da trama. Num outro momento, os ventiladores simulam uma ventania, acompanhada por jatos de fumaça cenográfica e flashes de luz. Na sala também sentimos odores, como por exemplo quando os atores do filme adentram uma caverna molhada, vem um vento e um cheiro forte de chuva. A sala também produz pequenos jatos de água, que mais se parecem com espirros de vapor, insuficientes para "molhar" alguém, mas suficiente para se sentir um leve respingar de gotículas no rosto.

A novidade ainda é rara. Segundo Eduardo Acuña, presidente da empresa que administra este cinema no Brasil, existem apenas trinta cinemas com a mesma tecnologia no mundo. O sistema, implantado inicialmente em 2009 pela empresa coreana CJ CGV, adapta ao circuito comercial de longas-metragens um formato de exibição popularizado pelos parques de diversões desde o fim dos anos 80 e muito conhecido no famoso centro de diversões 'Disneyland'.

Veja a crítica de Prometheus aqui



Artigo escrito e elaborado por Filippo Longo
É terminantemente proibida a cópia total ou parcial do conteúdo disponibilizado.®

0 comentários:

Postar um comentário