quarta-feira, 16 de maio de 2012

Planeta Gelado


O Discovery Channel exibe a superprodução PLANETA GELADO (FROZEN PLANET), dos mesmos produtores de 'Planeta Terra' e 'Vida'. A série, cuja estreia atraiu mais de 26 milhões de telespectadores nos EUA, visita os dois extremos da Terra para mostrar as suas diferenças e registrar a grande variedade das formas de vida que os habitam.
As imagens em alta definição foram captadas ao longo de quatro anos de filmagens em condições hostis. Ao todo, a equipe passou 2.365 dias em campo, o que incluiu um ano e meio no mar, mais de seis meses sobre oceanos congelados e 134 horas submersas, sob o gelo polar.
Ao vencer a força da natureza, a equipe registrou paisagens e acontecimentos da vida selvagem jamais presenciados, como grupos de orcas que criam ondas gigantes para derrubar focas de blocos de gelo, o nascimento de ursos polares, e a luta travada entre um rebanho de bois-almiscarados e um bando de lobos pela defesa dos filhotes.
Os episódios compõem a leitura definitiva da vida nos polos, revelando mudanças drásticas na paisagem, influenciadas pelo poder que o clima e os oceanos exercem sobre as duas regiões. Estas duas forças determinam a adaptação das espécies e são responsáveis por espetáculos naturais como o degelo na primavera, a maior transformação sazonal do planeta.

É um documentário lindo sobre como a vida prevalece mesmo em condições extremas, e como sempre Discovery e BBC fazem filmagens e fotografias que desafiam a realidade.

O primeiro episódio leva os telespectadores a uma viagem extraordinária através das regiões geladas do nosso planeta. O Ártico e a Antártida são os maiores e menos conhecidos territórios do mundo – um lugar mágico e gélido, habitado pelas criaturas mais estranhas e resistentes da Terra.
Nossa jornada começa no Oceano Ártico, próximo ao Polo Norte. O sol retornou após seis meses de escuridão. Acompanhamos um casal de ursos polares, que revelam um lado surpreendentemente terno. A próxima parada é a gigantesca calota de gelo da Groenlândia, onde cachoeiras jorram e um imenso iceberg colossal desmorona dentro do mar. As baleias- jubarte juntam-se ao maior encontro de aves marinhas da Terra para se banquetearem nas águas férteis do Alasca. Mais ao sul, a linha das árvores marca o início da taiga, uma floresta que contém um terço de todas as árvores do planeta. Aqui, 25 lobos de uma das maiores espécies do mundo derrubam um imponente bisão.
No outro extremo do planeta, chegamos à Antártida, onde pinguins surfistas lutam para escapar de um faminto leão-marinho, e orcas criam ondas gigantes para derrubar as focas dos blocos de gelo – uma técnica de caça filmada pela primeira vez. Sob o gelo, descobrimos gigantes pré-históricos - aranhas marinhas terríveis, grandes como um prato. Na superfície, cavernas de cristal tocam o cume do Erebus, o vulcão mais meridional da Terra. A partir deste ponto, refizemos as rotas dos exploradores, Scott e Amundsen, os primeiros a conquistar o Polo Sul. Nossa jornada termina na calota de gelo da Antártida, que contém 75% de toda a água doce do mundo e a maior concentração de gelo no planeta.

Trailer:

Fotos:
Clique em qualquer imagem para expandi-la e abrir a galeria completa.


Fonte: http://discoverybrasil.uol.com.br/

Artigo escrito e elaborado por Filippo Longo
É terminantemente proibida a cópia total ou parcial do conteúdo disponibilizado.®

0 comentários:

Postar um comentário